top of page

Marco Zero Unicamp

Campinas/SP

Em 2012, três integrantes do atual Móbile enviaram um projeto para um edital lançado pela Unicamp, o Marco Zero. Este edital tinha como objetivo a ocupação artística da praça do Ciclo Básico da Unicamp. Como o EMAU ainda não existia, este projeto foi independente.

​

Contudo, não tivemos resultado algum sobre os classificados, e os projetos vencedores. Em Setembro de 2013, estes três integrantes (agora, membros do EMAU) foram procurados pelos organizadores do Edital Marco Zero, dizendo que havíamos ganhado.

​

Como os três proponentes eram integrantes do EMAU, decidiram trazer este projeto para o Móbile, e transformá-lo em um dos Projetos do grupo. Nossa proposta de intervenção, chamada Tempo de Todos, trata do olhar da memória sobre o espaço. Trazemos a tona o que foi o Ciclo Básico no passado, através de fotos e relatos, e contrapomos isso com o que ele é atualmente, através de painéis livres para apropriação, provocações, intervenções lúdicas, etc.

​

Nosso principal objetivo seria resgatar o papel público e humano daquele espaço, características que foram desgastando-se ao longo do tempo. Fizemos uma parceria com a Midialogia, que utilizará os painéis durante o Unimídia, a semana da mídia. Após a exposição feita pelo Unimídia, a exposição dos azulejos do Móbile, e algumas intervenções lúdicas, os painéis expositivos estão vazios, como folhas brancas esperando um desenho.

bottom of page